ART COMBAT
Saúde, condicionamento, força & equilíbrio
Arte Marcial
Quem pratica artes marciais com bons mestres e com consciência, sabe que elas não têm nada a ver com violência. Pelo contrário, todas as teorias pregam sempre o bom senso, a disciplina e o respeito ao próximo. Artes marciais são estilos de vida.
A prática de artes marciais requer disciplina, paciência, persistência, autocontrole e lealdade ao seu mestre e ao seu corpo, sempre em integração com o espírito. Aulas de artes marciais são verdadeiros rituais em busca de auto-conhecimento. Demandam compromisso e caráter de seus praticantes.
A maioria das artes marciais pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Desde crianças a vovôs e vovós, todos são bem-vindos, desde que tenham o acompanhamento adequado e sigam as orientações e limites do próprio corpo!
A escolha da arte marcial que melhor se encaixa em sua personalidade é pessoal e depende do temperamento de cada um. Contudo, todas as lutas são bastante movimentadas e requerem preparo. Independentemente da modalidade, os praticantes obterão inúmeros benefícios estéticos e para a saúde do corpo.
Uma alimentação adequada é a grande parceira na prática que qualquer esporte, principalmente em se tratando de artes marciais. Claro que um treinamento eficaz é primordial para um bom rendimento, mas de nada adianta se não vier acompanhado de uma alimentação saudável e completa.
Os benefícios das artes marciais
- Melhora no condicionamento físico do praticante, tanto muscular quanto cardiovascular;
- Visível melhora da coordenação motora e de reflexos;
- Melhora do auto-controle e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem;
- Aumenta a resistência do corpo e melhora o sistema imunológico;
- Funciona como defesa pessoal;
- Trabalha grupos musculares como glúteos, bíceps, tríceps, abdômen, ombros, costas e panturrilha.
Importante
Problemas de saúde não impedem a inscrição nas aulas da Arte Marcial. Mas, antes de começar qualquer atividade física, é importante procurar um médico e realizar uma boa avaliação. Mesmo com tudo em ordem, alguns cuidados básicos sempre evitam lesões, principalmente nas primeiras sessões de treinamento. Para afastar os perrengues físicos, nada melhor do que atentar para as orientações do professor e, paralelamente, procurar uma dieta equilibrada.
Jiu-jitsuEste esporte desenvolve aos praticantes uma melhora na convivência com as pessoas, respeito em grupo, principalmente com os membros da própria equipe, afinal para se ter resultados é preciso uma equipe unida com um único objetivo, vencer. Um dos pontos mais importantes do Jiu-Jitsu é a inclusão de qualquer tipo de indivíduo nestes valores, principalmente de crianças ou jovens em seu desenvolvimento. A prática do Jiu-Jitsu quebra as barreiras sociais | Muay-thaiCom diversos aficionados mundo afora, o muay thai também conhecida como boxe tailandês e utiliza oito armas de combate: punhos, cotovelos, joelhos e canelas. As aulas duram entre uma hora e 90 minutos e se destacam pelo dinamismo e divertimento. Diferentemente da musculação, os treinos do muay thai envolvem rotinas diversas de golpes e outros exercícios físicos, como corrida, flexões e abdominais. Essas atividades aeróbicas melhoram o condicionamento físico e fortalecem toda a musculatura. | Tae Kwon do"Caminho dos pés e mãos.” Essa é a tradução do tae kwon do, arte marcial nascida na Coreia do Sul há dois mil anos. Indicada para todos os públicos, sua prática é um convite à saúde: melhora o desempenho cardiovascular, aumenta a resistência física e ainda estimula o ganho de massa magra. Os treinos investem em exercícios de alongamentos, aumentando a flexibilidade do corpo. “O tae kwon do também trabalha todos os grupos musculares, especialmente os das pernas, glúteos e abdome" |
---|---|---|
KaratêKaratê, palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Sem nada nas mãos, mas cheio de princípios, como honra, lealdade, responsabilidade e respeito, o Karatê transformou-se em uma famosa prática de autodefesa. O principal objetivo do esporte é buscar o equilíbrio entre corpo e mente. Os benefícios físicos são somente consequências muito positivas. | JudôCriado há pouco mais de cem anos no Japão, o judô é uma arte marcial suave que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Nesta arte não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticamente cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário. | BoxA prática do boxe não envolve apenas socos e esquivas. Para ganhar força e flexibilidade, afinar a cintura e deixar pernas e braços modelados, durante a aula as alunas também pulam corda, fazem flexões de braço e abdominais. Ficou animada? Mas atenção: antes de fazer sua matrícula, passe por uma avaliação médica para conferir como está sua saúde. Quem tem pressão alta, problemas nas articulações ou alguma lesão muscular, por exemplo, pode precisar da orientação de um especialista. |